quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia Mundial da FOTOGRAFIA

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Fotografia.
O primeiro homem a conseguir gravar uma imagem num alvo de uma câmara escura foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833).
Motivado pela recente descoberta da litografia (do grego: impressão pela pedra), e sendo de grande espírito inventivo, começou a pensar no assunto por volta de 1813, aos 43 anos de idade.
A 1º imagem da história, a heliografia de Niépice usando betume da judéia

Logo depois Niépce conhece em Paris o pintor Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), que trabalhava em um projeto semelhante ao seu, e acabou por associar-se a ele. Daguerre, ao perceber as limitações do betume da Judéia (que trabalhava Niépce) e dos métodos utilizados por seu sócio, decide prosseguir sozinho nas pesquisas com a prata halógena. Suas experiências consistiam em expor, na câmera obscura, placas de cobre recobertas com prata polida e sensibilizadas com o vapor de iodo, formando uma capa de iodeto de prata sensível à luz.
A pesquisa de Daguerre acabou sendo reconhecida pela Academia de Ciências de Paris, em 19 de agosto de 1839, sendo batizada como daguerreótipo, um método de gravar imagens por meio de câmera obscura. Por isso que na data de hoje é comemorado o Dia Mundial da Fotografia.
Um dos primeiros Daguerreótipos

Desde que foi descoberta, a fotografia analógica pouco evoluiu. Permaneceu com seus princípios ópticos e formatos por mais de 100 anos, reinando absoluta na história, como se o processo descoberto pelos pioneiros fosse, de fato, eterno.
No século XX, a fotografia passou a ser utilizada em grande escala pela imprensa mundial, em amplas reportagens fotográficas, fazendo aumentar naturalmente a exigência de profissionais que trabalhavam com fotojornalismo. A cobrança por equipamentos mais leves e ágeis despertou nos fabricantes o interesse em investir no setor, provocando uma renovação no mercado e chamando a atenção do grande público para as novidades tecnológicas e as belas imagens que surgiam no dia-a-dia da imprensa mundial.
Com o surgimento da fotografia digital, acabou por popularizando a fotografia e ela está presente em todos os momentos de um grande percentual da população mundial, seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo globalizado.
Uma das minhas primeiras fotos



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dicas para fotografar aves - PARTE 1 - Vestimenta e aproximação da ave



Fotografar aves é um desafio dos mais agradáveis e gratificantes, só quem observa ou fotografa aves sabe como é empolgante vc. conseguir uma boa foto de um pássaro ou um registro de um pássaro que vc. nunca viu. Quem começa não consegue parar.
O Brasil é um paraiso para este tipo de fotografia, já que a vida animal por aqui é muito mais repleta de aves (mais de 1822 espécies) do que de outros animais como mamíferos, repteis ou anfíbios. Além de ser muito mais fácil de visualizá-los, já que muitas espécies estão sempre próximas de nós ou pelo menos somos capazes de observá-las em voo.


Vestimenta e aproximação da ave

A aproximação correta irá lhe ajudar em muito a conseguir uma boa foto.
Para isso é necessário alguns cuidados, em primeiro com a  vestimenta, que deve ser  com cores que não sejam chamativas e nem fortes e dê preferência que se confundam com o ambiente, como: cores pastéis nas cores verde, marrom, bege ou semelhantes. Além de um chapéu ou boné que ajudará a evitar a aparência de um ser humano.  O calçado também é muito importante para proteção já que o ambiente pode ser escorregadio, molhado ou até mesmo podemos pisar em animais peçonhentos portanto uma bota de  tracking ou de borracha (alagadiços) ou então um bom tênis cano longo será fundamental.
Quando andar em regiões de mata tenha muita atenção onde você coloca os pés e as mão para evitar acidentes e para que se consiga ser o mais silencioso possível. Evite falar e movimente-se lentamente para evitar que seja notado. A aproximação deve ser lateral e sem olhar fixamente para a ave, muitas aves se sentem ameaçadas ao serem olhadas diretamente, abaixar-se também é muito bom para que ela não se incomode tanto com o seu tamanho.