quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dicas para fotografar aves - PARTE 1 - Vestimenta e aproximação da ave



Fotografar aves é um desafio dos mais agradáveis e gratificantes, só quem observa ou fotografa aves sabe como é empolgante vc. conseguir uma boa foto de um pássaro ou um registro de um pássaro que vc. nunca viu. Quem começa não consegue parar.
O Brasil é um paraiso para este tipo de fotografia, já que a vida animal por aqui é muito mais repleta de aves (mais de 1822 espécies) do que de outros animais como mamíferos, repteis ou anfíbios. Além de ser muito mais fácil de visualizá-los, já que muitas espécies estão sempre próximas de nós ou pelo menos somos capazes de observá-las em voo.


Vestimenta e aproximação da ave

A aproximação correta irá lhe ajudar em muito a conseguir uma boa foto.
Para isso é necessário alguns cuidados, em primeiro com a  vestimenta, que deve ser  com cores que não sejam chamativas e nem fortes e dê preferência que se confundam com o ambiente, como: cores pastéis nas cores verde, marrom, bege ou semelhantes. Além de um chapéu ou boné que ajudará a evitar a aparência de um ser humano.  O calçado também é muito importante para proteção já que o ambiente pode ser escorregadio, molhado ou até mesmo podemos pisar em animais peçonhentos portanto uma bota de  tracking ou de borracha (alagadiços) ou então um bom tênis cano longo será fundamental.
Quando andar em regiões de mata tenha muita atenção onde você coloca os pés e as mão para evitar acidentes e para que se consiga ser o mais silencioso possível. Evite falar e movimente-se lentamente para evitar que seja notado. A aproximação deve ser lateral e sem olhar fixamente para a ave, muitas aves se sentem ameaçadas ao serem olhadas diretamente, abaixar-se também é muito bom para que ela não se incomode tanto com o seu tamanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário